É a partir daí que o pesquisador e escritor Nilton Cunha passa a abordar a temática num envolvente relato de como a Música está intrinsecamente relacionada com a Matemática narrando experiências vivenciadas por: Marin Mersenne, Vincenzo Galileu, Galileu Galilei, Johannes Kepler, René Descartes, entre outros. Os séculos XVII e XVIII caracterizados pelo cenário da Revolução Científica e pelo processo de matematização, experimentação e mecanização despertou a sistematização das doze frações da Escala Temperada Igual desenvolvida pelo matemático Leonhard Eule. Ou seja, cada distância ou cada nota musical corresponde a uma fração, por exemplo, o intervalo de semitom corresponde na Matemática à fração 15/16, o intervalo de um tom corresponde à fração 8/9 e assim por diante.
Objetiva o livro conectar elementos pertinentes aos universos da Matemática e da Música propiciando ao aluno um aprendizado da Matemática por uma ótica mais familiar e prazerosa, seja ou não inclinado para a prática musical.
Livro vendido nas principais livrarias de Recife/PE.
Vídeo-Leitura do Livro Matemática e Música - Diálogos Interdisciplinares Autor: Nilton Cunha. from ANDRÉ ALCÂNTARA on Vimeo.
muito interessante o seu trabalho, estou tomando como ponto de partida para começar outros.